sábado, 28 de novembro de 2009

Leão da Montanha








Wallpapers

O Leão da Montanha
foi um personagem de desenho animado que apareceu pela primeira vez em 1959 num dos episódios d
e Pepe Legal, roubando uma ovelha. Depois apareceu num episódio com Bibo Pai & Bobi Filho (Augie Doggie & Doggie Daddy) e também com Olho-Vivo & Faro Fino (Snooper & Blabber) num dos segmentos de The Quick Draw McGraw Show. Pouco tempo depois no dia 30 de janeiro de 1961, Zé Colméia (Yogi Bear) conseguiu ter seu próprio espetáculo e desta forma o Leão da Montanha conseguiu chegar ao estrelato com o seu próprio segmento, juntamente com o segmento do Patinho Duque, dentro de The Yogi Bear Show. O segmento do Leão da Montanha teve 31 episódios de 7 minutos aproximadamente cada.
Muitos críticos ficaram intrigados, desde a sua criação, pelo fato de um Leão da Montanha ter a cor rosa, mas isso foi explicado mais tarde pelos seus criadores que queriam um leão bastante amigável e civilizado e para não ser confundido com uma fera selvagem resolveram mudar sua cor. Uma outra razão era porque o Leão da Montanha havia sido criado com um personagem secundário, mas devido as circunstâncias e também seu sucesso perante o público acabou se tornando uma das principais atrações.



Originalmente a voz do Leão da Montanha foi provido por Daws Butler que se inspirou no ator Bert Lahr, que ficou famoso pela sua intepretação do leão, no filme O Mágico de Oz, uma produção de 1939. Daws Butler era tão bom imitador de Bert e inclusive chegou a fazer um comercial dos Cereais Kelloggs imitando a voz de Bert, que por sua vez acabou processando e o comercial teve que colocar em seus créditos o nome de Daws Butler para ninguém imaginar que a voz era de Bert Lahr. Evidentemente com a dublagem essas características desapareceram, mas Chico Borges deu ao Leão da Montanha uma voz também tão característica, que acabou se tornando um grande sucesso.
O Leão da Montanha também apareceu em caixas de lanche e de camisas. Entre 1962 a 1963 a Gold Key publicou um comic book, mas o personagem nunca chegou a encher os cofres da Hanna-Barbera. O Leão da Montanha também apareceu na cor laranja em alguns episódios posterioress com o nome de Snaggletooth que era o primo do Leão da Montanha (Snagglepuss). Depois do encerramento de The Yogi Bear Show, ele apareceu numa outra série da Hanna-Barbera chamada "Yogi´s Gang" em 1973, também como co-anfitrião em "Scooby´s All-Star Laff-a-Lympics" em 1977 e "Scooby´s All-Star" de 1978. Esteve presente também em "Yogi´s Treasure Hunt" em 1985 e em "Yo Yogi!" em 1991.
O Leão da Montanha era charmoso, elegante e tinha muito estilo, morava numa caverna que ele vivia constantemente tornar o mais agradável possível , mas, não importa o que ele fizesse que sempre acaba pior do que quando ele havia começado. Em alguns episódios, o Leão da Montanha era perseguido por um personagem secundário chamado Major Menor (Major Minor), que era um caçador bem baixinho e atrapalhado, que queria a cabeça do leão para expor em sua sala de troféus. As perseguições do Major Menor lembrava muito a de Hortelino Troca-Letras ao Pernalonga, mas isso não representava muito problema para o Leão da Montanha, pois ele era dotado de grande jogo de cintura, um especialista em sair de situações complicadas, ou melhor, sair correndo fugindo da confusão.
oda vez que o Leão da Montanha se via encurralado, ele colocava os braços e as pernas na posição de quem vai sair correndo e gritava "saída pela esquerda!" ou que também podia ser para a direita, para cima ou para baixo, conforme a circunstância. O personagem também demonstrava grande conhecimento das artes e vivia fazendo citações de William Shakespeare, além de outras tiradas como "Pelas barbas do Profeta", que ia mudando a cada desenho de Profeta para Neturno e assim por diante. No Brasil, os desenhos desse personagem são transmitidos desde a década de 60 e mesmo atualmente ainda são reprisados em alguma emissora, fazendo grande sucesso. A dublagem brasileira pela AIC-São Paulo contou com as vozes de Chico Borges, como Leão da Montanha e Roberto Barreiros como o Major Menor, porém alguns episódios foram novamente redublados na década de 90.

Vozes

Snagglepuss (Leão da Montanha) - (Daws Butler) (Chico Borges)

Major Minor (Major Menor) - (Don Messick) (Roberto Barreiros)

Principais Fontes Bibliográficas

http://members.aol.com/PaulEC1/HBindex.html

http://www.toonapedia.com/snaggle.htm

http://en.wikipedia.org/wiki/Snagglepuss

http://www.tvacres.com/cats_lion_snagglepuss.htm

http://www.retrotv.uol.com.br/dublagem/hannabarbera/index3.html


Episódios para baixar: http://fifa08brasil.blogspot.com/2008/11/pantera-cor-de-rosa-download.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário